quinta-feira, abril 05, 2007

"MELÔMETRO" e "ENTREVISTA PRELIMINAR"





A riqueza do “mundo jurídico” exigiu que criássemos dois espaços para manifestação da opinião dos internautas sobre o dia-a-dia forense dos adoradores da deusa Themis ou da deusa Diké.
Teremos o índice “MELÔMETRO” e a enquete “ENTREVISTA PRELIMINAR”.
O “MELÔMETRO” vai avaliar o grau de risco à cultura e às instituições democráticas representado pela atuação de juízes e de tribunais que extrapolam suas competências constitucionais, seja proferindo sentenças e outros tipos de decisão, seja apresentando fundamentos indevidos para suas decisões.
A “ENTREVISTA PRELIMINAR” vai se ater às manifestações públicas de juízes, desembargadores e ministros ao “proferirem” entrevistas, exortando a população a fazer qualquer coisa que o valha e participando do debate político como se fossem cidadãos dissociados dos cargos que ocupam no Poder Judiciário.
Atualizaremos periodicamente os dois espaços de manifestação de opinião e nosso objetivo é disputar democraticamente no campo intelectual a correção de determinadas atitudes e de seus fundamentos.
CIVITATES
obs.: à esquerda temos a Themis retratada por Lucas Cranach, O Velho. Alegoria da Justiça, 1537. À direita está Diké (ou Dice), de autor desconhecido.

Nenhum comentário: