terça-feira, março 25, 2008

Liberdade de expressão em Cuba?

Imaginem vocês o Civitates com 1,2 milhão de visitantes e mil comentários por postagem.
Seria infinitamente maior a euforia dos seus blogueiros do que no dia que fomos citados no Conversa Afiada e atingimos a marca de 400 visitantes.
Agora, imaginem que nosso blog estivesse sendo bloqueado pelo Estado e vivêssemos em Cuba, onde sabemos haver uma compreensão distinta da palavra liberdade.
O acesso ao blog Generación Y nos permite acompanhar o cotidiano dos jovens cubanos nascidos nas décadas de 70 e 80. O Y é uma referência ao nome da blogueira Yoani Sánches e outros cubanos que nascidos sobre a influência comunista russa: Yanisleidi, Yoandri, Yusimí, Yuniesky.

2 comentários:

Gustavo de Carvalho Rocha disse...

Caro professor,

visitei o blog Y e o acesso foi normal! Entrei em alguns blogs independens e alguns comentam que foi uma "jogada de marketing". Bloqueios a parte, o blog dela tem muito conteudo interessante.



Pode verificar no blog http://www.maloqueirodobem.blogspot.com/ um document�rio sobre Fidel (legendado) feito pelo cineasta Oliver Stone.

um abra�o!

Adriano De Bortoli disse...

Caro Gustavo,

errei ao não lincar (será que existe este verbo?) o site ou revista que tratava da censura.

Mas sugiro a leitura de uma matéria da Reuters sobre o tema:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2007/10/11/cubanos_superam_dificuldades_imensas_para_manterem_blogs_1039386.html

Um abraço