sexta-feira, agosto 17, 2007

O ovo podre da serpente



Um blogueiro do Acre está sendo processado por ter publicado uma foto do perfil do orkut de uma pessoa que se denominava Maromba Júnior (MJ).

A imagem em questão mostra o MJ montado na estátua do poeta acreano Juvenal Antunes. Outras estátuas como essa existem em várias cidades do mundo: Fernando Pessoa (Lisboa), Carlos Drumond de Andrade (Copacabana, Rio - clique aqui para ver outras no Rio.).

A questão parece bastante controvertida, pois o judiciário e o ministério público acreano não mediram esforços para punir o blogueiro (clique aqui), tendo em vista que MJ burlou as regras do orkut (o site exige que os participantes sejam maiores de 18 anos de idade) e lá publicou suas aventuras adolescentes para cerca de 67 milhões de assintes do site de relacionamento global.

Pelo que se sabe, até o momento, as autoridades forenses não trataram dos atos praticados pelo adolescente. Por que será?

Outras atitudes como essa já foram objeto de debate em blogs e várias imagens foram disponibilizadas no youtube (clique aqui para ver os ovos de ipanema).

O atual Presidente de Philips no Brasil também deu a sua contribuição "oval" ao declarar em uma entrevista ao Jornal Valor Econômico que: "não se pode pensar que o país é um Piauí" e que "se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado" (clique aqui para saber mais).

Qualquer um de nós já aprontou as suas, seja na infância, na adolescência, ou mesmo na "adultescência". Agora, não é a irresponsabilidade de alguns momentos que torna a conduta irresponsável legítima. E o espaço privado não pode ser confundido com o espaço público.

O que há em comum entre essas manifestações é o odor, podre e fétido, de condutas que ao serem publicizadas não podem passar imunes à crítica e à reprovação, sob pena de um dia o ovo podre se tornar serpente.

Nenhum comentário: