domingo, fevereiro 22, 2009

Com quantos limões se faz uma limonada?


Domingo de carnaval na Ilha de Santa Catarina, ou melhor, a "Ilha dos Aterros" do clunista Fábio Brüggemann.
Extensão da Carlos Gomes com Protásio Alves, da Marginal Pinheiros com Tietê e da Batel com Visconde de Guarapuava.
Afluxo, refluxo, enfluxo de milhares que buscam na folia de momo a catarse da concorrência catalisadora do crescimento acelerado do Produto Interno Bruto, concentrado em fundos Zeus e aplicado em paraísos fiscais de Primeiro Mundo!
Destino de muitos, partida de poucos.
Nas suas praias - e também no asfalto das avenidas centrais - com modestos R$ 2,50 pode-se beber um copo (250 ml, de plástico) de uma maravilhosa limonada suíça (calma, os limões não foram mutilados com gilette!).
Chama-se suíça a limonada que aproveita tudo do limão (no nosso caso usa-se comumente o limão Tahiti - concordo, limão Tahiti em limonada Suíça talvez seja o pouco que vai sobrar da chamada globalização depois da queda do The Wall Street). Não se separa nada, nem se espreme. Apenas dois ou três cortes longitudinais e latitudinais para facilitar o trabalho do liquidificador que baterá com um pouco de água um fruto para 1,5 l de água. Com esse sumo é possível fazer a quantidade suficiente de suco para encher 6 copos plásticos de 250 ml.
Leva-se cerca de 2 minutos para fazer a limonada suíça.
E enganam-se aqueles que o kilograma do limão foi influenciado pela crise econômica internacional (afinal de contas é limão Tahiti!!). Doze limões, em média, pesam um 1kg e custam a fortuna de R$ 0,84 (oitenta e quatro centavos de real). Isso mesmo, um copo de limonada suíça (xuíça diria o Macaco Simão) compra 6 kg do limão Tahiti (talvez isso explique porque existem países de Primeiro, Segundo e Terceiro mundo e o problema das comodites brasileiras, rs).
Mas é claro! Esqueci da água, que suponho seja mineral. Bem, um galão de 20 l desta preciosidade custa R$ 5,00. Ou seja, um galão serve água suficiente para 80 copos da limonada!
Então a culpa é do trabalhador! Sempre é assim, não?
A Embraer tem redução de 13% nas suas encomendas e demite 20% dos seus metalúrgicos. Então basta demitir uns trabalhadores que o suco terá um preço mais justo (se for possível falar em preço justo quando se trata da exploração da mão de obra trabalhadora).
Um trabalhador nessa área de lanchonetes, restaurantes e bares ganha algo em torno de R$ 500,00. Um pouco mais dos R$ 465,00 do novo mínimo nacional. Uma fortuna!!! Se este trabalhador cumpre rigorosamente com sua jornada de trabalho diária e semanal, temos 220 h de força de trabalho à disposição do empregador durante todo o mês. Trocando em limonadas, é possível que este trabalhador faça 26400 copos de 250 ml deste néctar dos deuses. O custo da mão de obra para cada copo é de R$ 0,0189394. 
Somando-se toda essa matemática de botequim temos o custo de produção de cada copo de 250 ml de limonada suíça: R$ 0,06.
Vendendo-se a R$ 2,50 dá pra ganhar uma graninha.
Alguns devem se perguntar porque estou falando da limonada xuíça e não da cerveja (que bebo com uma freqüencia um pouco maior).
Ora, simplesmente porque não vou deixar de tomar cerveja pelas razões apresentadas acima que me fizeram não beber mais limonada xuíça.


2 comentários:

ackel38 disse...

Cara , vc não entende nada de nada.. esse teu preço de custo ai não é real, pois um vndedor em praia e em shows paga carissimo pelo ponto.Paga pelo transporte, pela hospedagem,pela comida, paga até para respirar (se bobear)pois em práia rtudo se paga e caro...
Então ele paga caro para estar ali te servindo ( e 90% desses vendedors são itinerantes)Más tu não levou nada disso em conta no teu cáçlculo de custos,n´seu conomista d meia tigela? Com certeza tu é um forte candidato a nunca prospera em negócio nenhum.

ackel38 disse...

Cara , vc não entende nada de nada.. esse teu preço de custo ai não é real, pois um vndedor em praia e em shows paga carissimo pelo ponto.Paga pelo transporte, pela hospedagem, pela comida, paga até para respirar (se bobear)pois em práia tudo se paga e caro...
Então ele paga caro para estar ali te servindo ( e 90% desses vendedores são itinerantes)Más tu não levou nada disso em conta no teu cáculo de custos,né seu conomista de meia tigela? Com certeza tu é um forte candidato a nunca prosperar em negócio nenhum.

18:43