quinta-feira, julho 19, 2007

A culpa não é do LULA?



"E como poderá uma sociedade de cegos organizar-se para que viva, Organizando-se, organizar-se já é, de uma certa maneira, começar a ter olhos,"

(José Saramago, Ensaio sobre a cegueira).


Depois de acompanhar com muita atenção os noticiários sobre o acidente com o avião da TAM e ter concluído, a partir dos comentários e matérias jornalísticas, que o único responsável pelas mais de 200 pessoas vitimadas pela tragédia de terça-feira (17/07) é o Presidente LULA, entrei em crise com a notícia dada com exclusividade pelo Jornal Nacional:


"19/07/2007 20:27:26 Avião teria problema no reversor da turbina, diz TV
O Airbus da TAM que colidiu contra um prédio na última terça-feira teria apresentado, desde sexta-feira, um problema no reversor da turbina direita, informou o "Jornal Nacional". Segundo o telejornal, a TAM informou que, de acordo com as normas da Airbus, fabricante da aeronave, o defeito apresentado não precisaria de conserto imediato -- ou seja, o avião estaria em condições de voar.
Segundo o "Jornal Nacional", o mesmo avião que se chocou contra a TAM Express teve problemas para pousar na segunda-feira -- um dia antes do acidente. O defeito, reportado durante uma aterrissagem em Confins (MG), teria sido reportado e registrado.
19/07/2007 21:10:36 Fala Rui Amparo, da TAM
"Na sexta-feira houve um sinal de mal funcionamento de um dos reversores", confirmou o vice-presidente técnico-operacional da empresa em entrevista ao "Jornal Nacional". "Mas você pode liberar o avião para vôo por 10 dias" segundo o manual da Airbus, diz Amparo. Ou seja, segundo a TAM, que cita o manual do fabricante, o avião tinha condições de voar sem o reversor direito.

19/07/2007 21:14:04 Rui Amparo, da TAM
"Ela [a aeronave] passou a voar sem o reversor direito", diz o vice-presidente técnico-operacional da aérea. Isso poderia não provocaria risco, diz ele, a não ser que a pista estivesse muito ruim [em entrevista coletiva na quarta-feira, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, disse que a pista de Congonhas estava em boas condições].
Amparo também disse que, na segunda-feira, o avião partiu de Confins (MG) sem problemas. "Nós temos o livro de bordo para provar", diz ele."Temos absoluta certeza de que não houve nenhum problema no avião".


Não seria nem um pouco estranho se surgisse alguém dizendo o seguinte:

"Ahh, mas não pode ser!!! A culpa é do LULA sim!!!
Ele não é torneiro mecânico? Um torneiro mecânico não mexe com motores? Como é que ele não cuidou dessa turbina do avião, que é um tipo de motor?
Este país está mesmo um caos. O Presidente, que é torneiro mecânico não consegue nem cuidar daquilo que é a sua especialidade: motores!!!
Está na hora de se dar um basta a essa bagunça!!!
A Ordem deve ser restabelecida!!!"

A completa falta de sensatez está fazendo com que um discurso anti-LULA impeça a averigüação das reais causas do acidente da TAM, bem como outros problemas inerentes ao nosso sistema de transporte aéreo.

Discursos anti alguma coisa sempre são perigosos, pois não permitem que se assuma uma proposta de ação. São discursos às cegas. Uma espécie de cegueira branca, como aquela narrada por José Saramago no livro "Ensaio sobre a cegueira" que tomou todos os moradores de uma cidade e a colocou no caos.

O anti-LULISMO é um discurso político acrítico que só consegue produzir insensatez como essa dos meios de comunicação que tentam a todo momento dar um golpe na representatividade democrática no Brasil.

Façamos a crítica da atuação política dos dirigentes. Todos eles merecem nossa mais veemente repúdia e insatisfação. Agora, mostremos o que há de errado. Construamos uma proposta política em torno da qual as ações devem se dar.

Botar a culpa no LULA é apenas uma forma de retirá-la dos nossos próprios ombros.

6 comentários:

Nördlich disse...

Os próprios especialistas em segurança de vôo confirmaram que os reversores não são necessários para a aterrissagem de uma aeronave. Os aviões são fabricados para não precisarem fazer uso deles.
Devido a isso, não é nenhum absurdo deduzir que a culpa seja da corja que habita o Governo Federal e, por extensão, do próprio Lula.

Adriano De Bortoli disse...

Nördlich,
gostaria de saber quem são os especialistas que afirmaram isso e qual fabricante de aeronave que afirma que faz os reversores para não serem utilizados.
Além disso, gostaria de saber quantos pousos de Airbus 319/320/321 foram realizados em Congonhas no último ano sem a utilização de reversores.
Se essas premissas não forem verdadeiras, infelizmente, meu caro, a tua conclusão também não o será.
Veja, Nördlich, o fato de vc não gostar do Lula não tem absolutamente nada haver com a necessidade de que tanto eu quanto vc temos de ficar suficientemente esclarecidos sobre o que ocorreu naquela terça-feira.
Agora, depositar simplesmente a culpa no Lula seria suficiente para que vc embarcasse tranqüilo para Congonhas?

Nördlich disse...

"...a própria Airbus não considera que o problema (no reversor) impeça uma aeronave de continuar operando."

"...um piloto de jatos comerciais que opera com freqüência em Congonhas garantiu ao Diário Catarinense que é possível pousar no aeroporto somente com um reversor funcionando, e que não há nada de irregular no procedimento adotado."

"- É possível pousar em Congonhas sem nenhum dos reversores em dias secos e com apenas um funcionando em dias de chuva - afirmou o piloto, que também é especialista em investigação de acidentes aéreos."

"Nota de esclarecimento da TAM
"A TAM reitera que o reversor direito do Airbus A320 que realizou o vôo JJ 3054 foi desativado em condições previstas pelos manuais de manutenção da fabricante Airbus e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave. Esta informação foi confirmada, ontem, em entrevista coletiva pelo presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, e pelo vice-presidente Técnico, Ruy Amparo."

DIÁRIO CATARINENSE, 20/07/2007

"Especialistas europeus também negam que a falta do reverso seja a causa principal do acidente e apontam que a TAM estava ainda dentro do prazo em que poderia usar o aparelho sem arrumar o defeito."

"A Airbus confirma que, pelos padrões internacionais, um avião pode ser autorizado a voar sem que o reverso da turbina esteja em pleno funcionamento."

"A peça é usada para ajudar a frear o avião no pouso, mas, em caso de estar bloqueada, não significaria que o aparelho não poderia pousar."

DIÁRIO CATARINENSE, 21/07/2007


Bom, aqui estão as afirmações dos especialistas nas quais eu me baseei (existem outras, claro). Certamente os "experts" petistas tem outros posicionamentos, mas eu prefiro ficar com as acima mencionadas.

Adriano De Bortoli disse...

Pois é, meu caro. Além de não gostar do Lula, vejo que vc também não gosta de petistas. E talvez não goste de quem discorda dos teus argumentos.
Nenhum "especialista" ou "piloto" citado por vc (fonte DC) foi identificado. Não sei se o próprio DC identificou as fontes, o que seria no mínimo importante, tendo em vista que estão se manifestando como especialistas.
Também não ficamos sabendo quantos pousos foram feitos sem os reversores.
Pelo que li a Airbus não se manifestou em nota sobre a possibilidade de vôo, mas a TAM citou o manual de instruções deles para voar com um reversor só.
Te convido a ler a matéria publicada na Gazeta Mercantil (que não é do PT nem do LULA) sobre o reverso e a manifestão de vários especialistas no assunto, membros do ITA. Só não posso te assegurar se eles são petistas ou não.
Se ainda assim vc discordar deles e se achar tranquilo com a culpa do Lula fica a proposta que fiz no outro comentário: uma passagem fln-congonhas-fln para a próxima semana, ok?!

Kwisatz Haderach disse...

A culpa é do Lula, só que ele vai dizer que não sabia de nada.

Gabriel Sombrio disse...

Apoiado...