
1) Como foi bem registrado no post anterior pelo sócio fundador do segundo maior blog de informação jurídico-política-futebolística da américa latina, o De Bortoli, logo na próxima terça teremos... than, than, than... decisão do TSE sobre o mandato do presidente da República! Yes! Afinal, o presidente Lula manterá ou não seu mandato presidencial conquistado com (ora essa, hmmf) o voto popular?? Trata-se de uma disputa que já é tida como um clássico do mundo jurídico prátrio, um jogão entre dois presidentes reeleitos: o do TSE, Marco Aurelio Mello (reeleito com a vantagem de 7 votos frente ao segundo colocado), contra o da República, Lula (reeleito com a vantagem de uma merrequinha de uns milhõezinhos de votos a mais frente ao segundo colocado).
(atualização em 21/04/07: clique na seção "comentários" aí abaixo e veja a explicação do Mauro Noleto sobre as possíveis consequências da decisão do TSE, dentre as quais não se encontra a perda de mandato)2) "STFython e o sentido da vida". Afinal, quando começa a vida humana? Inspirado pelo visionário post do Gustavo Pedrollo sobre o Monthy Python, o STF decidiu fornecer uma resposta à recorrente questão sobre o sentido da vida. A oportunidade surgiu com a ADI 3510, proposta pela Procuradoria-Geral da República na audiência pública sobre a Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/05) a qual autorizou a utilização de células-tronco de embriões humanos em pesquisas e terapias. E hoje, sexta-feira, o STF iniciou a audiência pública na qual serão ouvidos alguns importantes especialistas no assunto. A iniciativa é muito boa, sem dúvida, e será objeto de comentário posterior especialmente dedicado ao assunto. Em todo caso, fico imaginando determinadas personalidades do universo jurídico-metafísico pegando corda na instigante discussão, deixando a animação tomar conta do corpo e alma e de repente... yauauaueheuuhh!!!! Vai saber.
3) Por fim, o STF já começou a discutir qual é o significado da expressão, da CF/88, art. 52, x, "Compete privativamente ao Senado Federal: suspender a execução (...) de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal". A dúvida que paira no ar é se tais palavras realmente significam que compete privativamente ao Senado Federal suspender a execução de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Clique aqui para ler.
Em suma, emoções, muitas emoções pela frente.
2 comentários:
Salve, civis! A semana promete mesmo, mesmo que a decisão não tenha impacto sobre o mandato presidencial - já se foram todos os prazos legais disponíveis para cassação de registro ou de diploma - o TSE pode impor a Lula o constrangimento da declaração de inelegibilidade, que se estende pelos próximos 3 anos.
Provas da vantagem eleitoral obtida por Lula? As testemunhas da acusação, isto é, dos Representantes (DEM e PSDB) não apareceram pra depor. O inquérito absolve os Representados... Mas, como disse o Ministro Marco Aurélio, não há prognóstico, né não?
Eu estarei lá na platéia.
Saudações tricolores, como Segô Royal.
É verdade, citoyan Mauro. Cassado o presidente (da República) não será. Em todo caso, não convém perder a piada, né? Afinal, o pessoal dá oportunidade para isso.
E fico também na torcida pela Segô, que ao contrário de outros tricolores chegará ao menos à "final", o segundo turno das presidenciais... :)
Postar um comentário